A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Atividade sobre Bullying, “Para com isso”


Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. 


É assim que começamos um trabalho contra esse tipo de prática nas escolas do Bairro Educador Bangu, CIEP Olof Palme e Escola Municipal Ayrton Senna da Silva. Em parceria com o BE Paciência as escolas de Bangu recebem uma palestrante, no dia 26 de abril, para abordar um tema complicado e complexo para muitos.

 Durante as palestras com os alunos dos 4º e 5º anos foi apresentado um vídeo seguido de um bate papo com uma linguagem apropriada para os jovens. Nessa atividade os alunos aprenderam os diferentes tipos de Bullying que são praticados nas escolas e até mesmo nos ciclos sociais.


 As pessoas que testemunham o Bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o Bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade. Por esse motivo foi realizado um acordo entre os alunos, o chamado “Para com isso” que funciona como um grito de alerta, com o objetivo de inibir o agressor e assim não incentivar a continuidade da prática.
Por Leonardo Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário