A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Aula passeio integra arte à educação


Os estudantes da classe especial, 2º e 6º ano da Escola Municipal Josué de Castro, integrante do Bairro Educador Maré, visitaram o Museu de Artes do Rio (MAR) no dia 16 de abril. A atividade, além de proporcionar aos mesmos a oportunidade de visitarem pela primeira vez o espaço recém-inaugurado na cidade, também faz parte do processo de apropriação da cidade e seus aparelhos culturais desenvolvido pela unidade escolar.


A coleção de obras expostas no museu oferece uma oportunidade de ampliação da percepção das inovações ocorridas nas artes plásticas ao longo dos últimos dois séculos. As obras estão divididas em nove grupos que representam as tendências da arte no Brasil e no mundo.


O Museu, além de ofertar a gratuidade, disponibilizou uma equipe de guias que interagiram com o grupo buscando sensibilizá-los quanto à importância do espaço e da arte para a construção da memória.


Ao chegarem ao local, os estudantes foram questionados sobre qual a finalidade de um museu. A resposta da maioria deles foi de que o museu seria o lugar de guardar coisas velhas. Ao se depararem com os recursos tecnológicos presentes ali, puderam perceber a temporalidade e contemporaneidade do espaço. A maquete de uma favela, O Morrinho impressionou os estudantes pela riqueza dos detalhes e pelo material utilizado para sua construção.  Após a visita muitos estudantes ressaltaram que museu na verdade é lugar de arte e de memória.


O Bairro Educador agradece à 4ª CRE pela disponibilização de um ônibus para o deslocamento dos estudantes e parabeniza o MAR pela exposição O Colecionador- Arte Brasileira e Internacional da Coleção Boghici. 

Por Leonardo de Oliveira Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário