A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 30 de abril de 2013

BE trabalha as “Vantagens de permanecer na escola”


A Escola Municipal Professor Josué de Castro, integrante do Bairro Educador Maré, recebeu nos dias 26, 29 e 30 de abril a aplicação do programa “As vantagens de permanecer na escola” da Empresa Junior Archievement.  A atividade faz parte da trilha pedagógica Conhecer, Entender, Escolher e Investir (CEEI) que vem sendo desenvolvida na unidade escolar pelo Bairro Educador com estudantes do 9º ano e objetiva ampliar os conhecimentos dos mesmos quanto às profissões e escolas de ensino médio, bem como de seus processos seletivos.


O Projeto CEEI vem sendo realizado pela equipe do Bairro Educador nas Escolas do Amanhã do complexo da Maré e tem como objetivo ajudar os estudantes do 9º ano a planejarem um projeto de vida que objetive a permanência na escola e o desenvolvimento pessoal.


O programa “As Vantagens de Permanecer na Escola” mostra aos estudantes do 8º e 9º ano a importância de continuar estudando, integrando conceitos de empregabilidade, educação e qualificação. O programa ocorre em cinco etapas, por meio de um jogo de tabuleiro, análise de gráficos, elaboração de um orçamento, planejamento de carreira e um debate.


De acordo com alguns estudantes, a permanência na escola fará toda a diferença para o futuro profissional deles. Uma das estudantes relatou já estar trabalhando como manicure e afirmou que continuará estudando para ter um futuro melhor. Outro estudante que estava extremamente resistente ao programa no início da atividade, pouco a pouco, foi refletindo sobre os conceitos apresentados e no momento da realização do jogo das Grandes Decisões foi o estudante que alcançou os 300 pontos (ganho máximo de pontuação) em seu grupo.

O Bairro Educador Maré agradece e parabeniza a todos os envolvidos nesta ação, como a direção da unidade escolar, que aceitou o desafio, o corpo pedagógico que apoiou o desenvolvimento da ação, a Junior Achievement, através da gestora Andreia Moleta e a voluntária da unidade escolar que está ajudando na aplicação do programa com as turmas de 9º ano.

Por Leonardo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário