A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Café Literário reúne responsáveis


O Bairro Educador Cidade de Deus em parceria com a coordenadora Rita Camilo e a professora Valéria Dib, realizou no dia 18 de abril, o 1° Café Literário com os responsáveis pelos estudantes da turma 1502 da Escola Municipal Helena Lopes Abranches.


A coordenadora falou da importância daquele encontro, pois está ligado ao projeto da escola que vem trabalhando valores familiares, e a partir dali surgiriam outros temas, nos quais os responsáveis poderiam partilhar experiências com os filhos.

A professora Valéria Dib reforçou que essa participação dos pais pode ajudar na construção da identidade da criança, pois ela não está sozinha na escola, mas sabe que tem todo o apoio dos seus responsáveis, seja em qualquer circunstância e que eles devem ter cuidado com os tipos de agressão que às vezes são cometidas, principalmente, as verbais.


Logo após, a gestora de núcleo do BE, Maria do Socorro explicou a importância de trabalhar a autoestima da criança. Já o gestor Marcelo Machado falou sobre a proposta do Bairro Educador dentro da escola com relação a estimular mais a participação do responsável com o dia a dia da escola pedindo que estes tragam sugestões para os próximos encontros.


Foram escolhidas três músicas de Vinicius de Moraes que também faz parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, que aborda o tema valores. Uma das mães comentou que tinha visto no caderno da filha, algumas poesias dela e deduziu que a escola estava falando sobre o tema. 

Cada responsável se apresentou falando o nome, a profissão e o nome do estudante e nesse momento houve uma troca de informações entre os mesmos, a coordenadora, a professora e os gestores do BE. Uma das mães comentou que achava importante essa relação e faz questão de que todos da sua família tomem café, almocem e jantem juntos.   


Após esse bate papo foi feita uma dinâmica com o objetivo de mostrar a todos que um precisa do outro e todos juntos podem alcançar um único objetivo.

Foram lidas duas poesias de Vinicius de Moraes, e sgundo a professora  Valéria Dib, ela ficou satisfeita com o resultado do encontro, pois a avaliação geral teve um resultado positivo. Além disso, os responsáveis disseram que haviam ficado satisfeitos com o encontro e que iriam convidar outros para o próximo.

O projeto Bairro Educador continuará realizando estes encontros junto com a Professora Valéria Dib contribuindo no fortalecimento do projeto que criou "A Corrente do Bem" que tem apresentado bons resultados na turma.

Maria do Socorro e Marcelo Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário