A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 25 de abril de 2013

Conhecendo a riqueza histórica e cultural de Santa Cruz


Os estudantes da Escola Municipal Professora Sílvio de Araujo Toledo, integrante do BE Santa Cruz, participaram, no dia 25 de abril, de uma visita guiada ao Ecomuseu de Santa Cruz e à sede do Núcleo de Orientação em Pesquisa Histórica do bairro. A primeira etapa dessa ação aconteceu na escola, com a palestra da professora Odalice Priosti, convidada pelo Bairro Educador para falar sobre a história do bairro, mostrando ainda fotos dos principais marcos históricos e construções do período Jesuítico e imperial.




Durante a visita os estudantes puderam ver a exposição "Rastros de História e de Memória", que reúne maquetes do bairro feitas pela artista Janaína Botelho, moradora do Cesarão e ex-aluna da Escola Municipal Professora Silvia de Araujo Toledo.



As maquetes retratam fases do bairro, desde a época da ocupação pelos primeiros habitantes (indígenas), passando pela chegada dos portugueses, cessão das terras aos jesuítas, tomada da região pela família imperial, até os dias atuais, revelando as mudanças sofridas por Santa Cruz ao longo dos anos e também o que foi preservado e que conta um pouco da história de mais de 400 anos do bairro.



O grupo também conheceu as telas da exposição "Pegadas na Arte", dos artístas plásticos Margot Carvalho e Jan Rocha, onde puderam aprender as diferenças das técnicas entre pinturas com pincel e com espátula.


Os responsáveis que fazem parte do Núcleo de Família da unidade escolar também acompanharam os estudantes na visita ao Ecomuseu e foram convidados a participar do próximo recital de poesia que acontecerá em maio.



Muitos relataram se sentir orgulhosos ao conhecer a história de Santa Cruz e descobrir que foi um local de visitas frequentes de membros da Família Imperial, e que além disso, é um bairro que ainda possui grande importância econômica e histórica para a cidade do Rio de Janeiro.


Por Adriana Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário