A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Dia contra a Dengue no BE Rio das Pedras


A bióloga do núcleo de promoção e saúde Jaqueline Cavalcante, parceira do Bairro Educador Rio das Pedras, realizou no dia 26 de abril, uma capacitação com o grêmio estudantil da Escola Municipal Rio das Pedras, para que eles possam trabalhar com os demais alunos a prevenção da dengue e conscientização dos mesmos sobre o lixo jogado de forma indevida na comunidade.



O encontro também contou com o apoio do professor do CEC (Conselho Escola Comunidade) Luciano Carvalho. Durante a capacitação, a parceira explicou que a dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aëdes Aegypti que tem origem africana se espalhou pelo Brasil por meio dos navios negreiros. Além disso, Jaqueline falou do ciclo de vida do mosquito, onde a fêmea deposita os ovos em água parada, e leva cerca de 7 a 10 dias para que estes completem o ciclo e cheguem à fase adulta.

Os estudantes se conscientizaram que se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, o ciclo pode ser interrompido e evitar o nascimento de novos mosquitos.

Através dessa capacitação o grêmio pode desenvolver um trabalho onde vai envolver toda a comunidade escolar que pode vir a culminar numa passeata pela comunidade para conscientizar os moradores sobre o lixo e a proliferação da dengue.

Por Raphael José


Nenhum comentário:

Postar um comentário