A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 30 de abril de 2013

Facebook na escola: uma proposta pedagógica


Os estudantes da Escola Municipal Olímpia do Couto, BE Irajá, participaram no dia 30 de abril, da oficina de informática, com o objetivo de aprender a criar uma página em uma rede social, cujo foco foi a elaboração de um perfil virtual para a unidade escolar, utilizando o facebook.


Durante a oficina, foi explicado para os estudantes, como uma página virtual do facebook pode ser útil para divulgação dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela escola, sobretudo àqueles ligados à produção de textos. Neste sentido, os mesmos foram estimulados a elaborar uma redação, onde falaram sobre a experiência de uma das últimas atividades que haviam participado - a visita à Nave do Conhecimento de Irajá e como esta experiência poderia ser relatada no perfil virtual da escola.


Em seguida, os estudantes criaram, com a ajuda do gestor de projeto do BE, um perfil virtual para a escola, onde postaram fotos da última visita à Nave do Conhecimento e fizeram uma atualização de status para o perfil da unidade escolar.


Após a criação da página, duas estudantes foram convidadas a assumirem a função de alimentar com informações o perfil da escola. Além destas, alguns professores foram informados pela coordenação sobre a criação do perfil e de como estes poderiam alimentar a página e propor atividades de leitura e escrita em aula que pudessem ser publicadas na mesma.

A criação de um perfil público para a escola no Facebook encontrou total apoio dos alunos, pois além de possuir maior visibilidade entre os mesmos, o seu manuseio é considerado menos complicado que uma página de blog, por ser mais dinâmico.

A oficina de criação de um perfil virtual, além de aproximar os estudantes da escola permite que os mesmos sejam capazes de expressar o lado criativo através da escrita.

Por Diogo Dutra de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário