A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 30 de abril de 2013

"Filosofar é preciso!"


A trilha educativa “Entre Gregos e Romanos”, aconteceu no dia 30 de abril, no CIEP Dr. Adão Pereira Nunes, BE Irajá, uma palestra sobre mitologia grega, com o estudante de filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Felipe Araujo.

Ao todo participaram cerca de 150 alunos. A atividade foi organizada pela gestora de projetos do Bairro Educador de Irajá, juntamente com a professora da sala de leitura, Solange Medeiros, com o apoio da Coordenadora Pedagógica, Gisele Cardoso, e com a participação de diversas professoras.


O palestrante Felipe Araujo falou sobre a mitologia grega, fazendo comparações com os mitos de outras culturas, como a cultura germânica, através do mito de Thor, reconhecido pelos alemães como o “Senhor do Trovão”, “Senhor do Céu e das Chuvas Benéficas”.

Outro mito que chamou atenção dos alunos foi o da indiazinha“Mani”, sendo uma lenda indígena brasileira, que explica como surgiu a mandioca:

“A indiazinha tinha a pela muito branca, diferente dos outros índios, e ao falecer, provocou o sentimento de saudade em sua mãe, que ao chorar em seu tumulo, dentro de uma oca, fez brotar a semente da mandioca”. (Lenda dos índios Tupi).’’

O mito grego “hermafrodito”, derivado da união dos nomes paternos Hermes e Afrodite, respectivamente Mercúrio e Vênus na mitologia romana, serviu como explicação para os estudantes do significado dos símbolos feminino e masculino. O símbolo feminino é representado pelo espelho da Deusa Afrodite, mas conhecida pelos gregos como a Deusa do amor e da beleza. O símbolo masculino é representado pelo escudo e a lança do Deus Ares, conhecido pelos romanos como Mercúrio, o Deus da guerra e da força.


Os alunos interagiram com o palestrante, de forma que expuseram suas opiniões sobre a temática, além de ter despertado inquietações sobre várias maneiras de entender os sentidos e os efeitos da natureza, explicados através da mitologia.

A palestra teve como objetivo ampliar os conhecimentos sobre a cultura Greco-Romana, além de promover o acesso à filosofia, que tem por finalidade estimular as habilidades cognitivas e de argumentação dos estudantes. A filosofia lecionada para crianças promove o desenvolvimento do caráter ético, autônomo e criativo.

O projeto Bairro Educador agradece ao palestrante, Felipe Araujo, por ter dividido o seu conhecimento sobre filosofia e mitologia de forma lúdica, ampliando a visão dos alunos sobre a temática.
Por Fernanda Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário