A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 12 de abril de 2013

Morador do Morro da Providência conta a história do local para estudantes


A segunda atividade da Trilha Educativa Sankofa, realizada no dia 03 e 12 de abril nas Escolas Municipais General Mitre e Francisco Benjamim Galotti, ambas integrantes do BE Santo Cristo, teve como meta, fazer com que os estudantes conhecessem mais  sobre a história do bairro, a partir de um relato. O Bairro Educador contou com a parceria do antigo morador do Morro da Providência, Valdir Barcelos, para contar para os estudantes um pouco da história do local.




Durante o encontro, Valdir procurou relatar as mudanças ocorridas pelo bairro do Santo Cristo nos últimos 70 anos. O local anteriormente denominado Morro da Favela foi a primeira região com características deste tipo  de assentamento. Ele também falou sobre seu trabalho no porto como estivador, o que despertou muito o interesse dos alunos, pois muito de seus familiares trabalham na mesma profissão.



Após o relato do morador foi aberto um momento de perguntas para que os estudantes tirassem dúvidas sobre o passado do bairro. Suas maiores curiosidades sobre o passado foram sobre como eram as ruas, os meios de transportes, nomes locais, roupas, tecnologias e escolas.



Aprender sobre a história do bairro, a partir das experiência do morador, foi importante para que os estudantes refletissem sobre as formas de transmissão de saberes e, com isso, passassem a valorizar o conhecimento dos moradores locais.


Por Jéssica Tamara Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário