A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 17 de abril de 2013

I Roda de Conversas: Eu + Você + O Outro = Nós, na E. M. Lucio de Mendonça

No dia 13 de abril, foi iniciada a 1ª reunião de formação de Núcleo de Família na E. M. Lucio de Mendonça, que integra o Bairro Educador Anchieta. Esse encontro teve como finalidade dar o pontapé inicial na formação de grupo de famílias que irão se encontrar mensalmente, sempre discutindo temas propostos a partir da demanda das mesmas.
 
O Encontro recebeu, intencionalmente, o nome de I Roda de Conversas: Eu + Você + O Outro= Nós, para mostrar a importância de se trabalhar em grupo. O tema central da roda de conversas foi a “Família”. Discutimos conceitos como: O que é uma família? Qual a função da família na sociedade? O que uma família precisa para ser acolhedora?
 
Durante o encontro, contamos com a participação de uma importante parceira, a conselheira e multiplicadora em Prevenção à Dependência Química, Sandra Regina, que ouviu atentamente às histórias das famílias e pôde contribuir com inúmeras dicas e orientações.

 
Ao final, as mães fizeram uma avaliação do encontro e, de acordo com os depoimentos, a iniciativa teve um resultado positivo.
 
“Eu gostei por estarem falando da família e estou tendo muitos esclarecimentos”

“Eu aprendi que a união faz a força”
 
“Eu sugiro que continue tendo, não só aqui, mas em outras escolas, pessoas falando e aconselhando os pais.”
 
Durante a roda de conversa ficou claro como as mães têm assuntos e experiências a serem compartilhadas, e como oportunidades de troca como esta podem suprir de maneira qualitativa esta demanda. Pensando em criar este canal de comunicação entre as famílias e também com a escola, ficou acordada com as mães a realização de encontros mensais. Assim, esperamos que este Núcleo cresça e se fortaleça com temas e experiências demandados pelos próprios participantes.
 
“Quando um grupo se inicia, todos chegam trazendo o que é seu, desconfiados, apreensivos, alegres, interessados, observadores, distraídos, esperançosos, temerosos, tímidos, expansivos, silenciosos, resistentes.”
“Aproximam-se, na sua história de vida, seu desejo. Mãos soltas e olhares inquietos começam a observar outros seres, outros olhos, e ao se darem as mãos somam afetos, alegrias, preocupações, carinhos e medos.”
 Margarida Serrão e Maria Clarice Baleeiro

 
Por Roberta Gonçalves, Gestora de Projetos do Bairro Educador Anchieta

Nenhum comentário:

Postar um comentário