A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 30 de abril de 2013

Oficina de poesia – 100 anos de Vinícius de Moraes


Durante o mês de abril, foi realizado na Escola Municipal Ariena Vianna da Silva, BE Senador Camará, a oficina de poesia “Vivendo e revivendo a vida e obra de Vinícius de Moraes”, que faz parte da trilha educativa “Trabalhando a poesia como forma de letramento”. A oficina busca trabalhar com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola temas referentes aos 100 anos do poeta Vinícius de Moraes e auxiliar de maneira lúdica a questão do letramento com as turmas finas do 1º segmento.


Foram desenvolvidas algumas dinâmicas e brincadeiras com os estudantes, com o objetivo de fazer com que a gestora do BE entendesse as necessidades de cada turma para poder auxiliar de maneira efetiva na realização das atividades educativas.


Na segunda atividade, foi feita a aplicação do “Marco 0” e a apresentação das obras de Vinícius de Moraes. Muitos estudantes disseram não conhecer as obras do poeta. Ao final da atividade, eles receberam algumas palavras que rimavam umas com as outras e tiveram que usar a imaginação para criar seus próprios textos.

Foi proposto que os estudantes escrevessem alguma poesia, ressaltando a rotina de cada um, para serem entregues no próximo encontro, e como brinde eles ganhariam um livro.

Por Ana Carolina Gomes

Um comentário: