A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 16 de abril de 2013

Palestra reforça identidade cultural da Tijuca

O projeto Bairro Educador em articulação com a 2ª Coordenadoria Regional de Educação (2ª CRE), promoveu na sexta feira, dia 12 de abril, no auditório da Vila Olímpica Arthur da Távola, em Vila Isabel, uma palestra voltada para professores, diretores e educadores comunitários de 56 unidades escolares localizadas na região da Grande Tijuca. Ministrada pela escritora e  historiadora Lili Rose Oliveira, a palestra teve como objetivo resgatar a memória histórica e cultural do bairro.


O Bairro Educador junto à 2ª CRE visa, através da parceria com Lili Rose, ampliar o conhecimento dos estudantes a respeito da história da Tijuca, estreitando o contato deles com a cultura do bairro, a fim de desenvolver junto aos professores atividades pedagógicas que trabalhem as influências da Tijuca para a história da cidade do Rio de Janeiro.  

Através do livro “Tijuca de Rua em Rua”, a autora Lili Rose explica em suas palestras para os estudantes o porquê da nomeação de algumas ruas do bairro, resgatando a memória dos moradores. O CIEP Dr. Antoine Magarinos Torres Filho e a Escola Municipal Jornalista Brito Broca, ambos integrantes do BE Borel, já receberam a palestra e começaram a trabalhar a temática em sala de aula.

Corpo docente das unidades escolares assistindo às palestras

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Jornalista Brito Broca, Maria Lucia Braga, o tema abordado na palestra condiz com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.“O 5º ano está trabalhando a história do Rio de Janeiro e com isso entraremos na questão da valorização do local onde moram e das culturas do bairro”, ressaltou a coordenadora pedagógica.

Maria Lucia e Eliza Moreno (gestora de projeto do BE Borel)

Lili Rose destacou a importância das escolas trabalharem a preservação dos patrimônios públicos, por meio da conscientização de pertencimento ao bairro.

“Esse trabalho ensina os alunos a respeitarem o patrimônio público e essa atitude contribui para que eles tornem o bairro mais preservado e prazeroso de se morar”, disse a historiadora.

Parceria entre Bairro Educador e Vila Olímpica Arthur da Távola

O Bairro Educador, visa divulgar os serviços oferecidos pela Vila Olímpica Arthur da Távola nas unidades escolares integrantes do projeto e nas comunidades da Tijuca. De acordo com o coordenador de esporte, lazer e cultura da Vila Olímpica , Adilson Pereira,  a Vila Olímpica já vem desenvolvendo em parceria com as Unidades Escolares integrantes do Bairro Educador Morro dos Macacos algumas atividades como ocupação para desenvolvimento de atividades esportivas, reuniões do cartão família carioca, entre outras atividades que tem como foco trabalhar educação e identidade cultural do bairro.

Gestores de projeto do BE, Adilson Pereira e Vânia Regina

Para Vânia Regina Januário, assistente da Gerência de educação da 2ª CRE, é importante que a comunidade conheça o espaço e usufrua dos serviços e atividades que a Vila Olímpica disponibiliza para os moradores.

“É importante para as escolas conhecerem esse espaço, que valoriza a prática de esportes e a história da Tijuca, um bairro que antes vinha marcada pela violência”, disse Vânia.

Por Ana Paula Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário