A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 12 de abril de 2013

Parceria pela educação e saúde dos estudantes


O MetrôRio (parceiro do Bairro Educador), através do setor de responsabilidade social, representado por Viviane Barros e Mariana Marins, vem proporcionando a dezenas de unidades escolares, palestras para jovens sobre os danos causados pela dependência química, particularmente o álcool e o tabaco. Na segunda-feira, dia 08 de abril, 20 estudantes da turma 7701, acompanhados pela professora Rose Elen, da Escola Municipal Marechal Estevão Leitão de Carvalho (BE Engenho da Rainha), assistiram a palestra da assistente social Tereza Cristina Miceli sobre ao assunto.


Acompanhada por Mariana Marins e com o apoio do gestor de núcleo do Bairro Educador Engenho da Rainha, Adriano de Araujo, foram apresentados os malefícios pessoais e profissionais para aqueles que se encontram dependentes quimicamente do álcool e/ou do tabaco.

Tereza Miceli explicou o que é e como se manifesta a dependência química. Ela falou sobre as diferenças orgânicas entre homens e mulheres, mostrando a maior suscetibilidade ao álcool por parte das mulheres. Além disso, Tereza destacou os riscos às gestantes e ao feto sob exposição ao tabaco e explicou também o que é a síndrome alcoólica fetal (o álcool contido nas bebidas passa facilmente através da placenta para o feto em desenvolvimento, que pode vir a nascer com problemas motores, físicos e mentais, além de comportamento).


Foram feitas algumas perguntas por parte dos estudantes sobre  o contexto do vício no álcool e no tabaco, como “o cigarro ajuda a baixar a ansiedade e, assim, deixa a pessoa mais calma?”. Outros perguntaram “as bebidas enérgicas poderiam ser consideradas viciantes e, se assim for, também podem fazer mal?”. De acordo com a palestrante viver longe das drogas não é o suficiente e é preciso redescobrir o sentido da vida, concluiu.

As palestras sobre álcool e tabaco promovidas pelo MetrôRio tiveram início em junho de 2012 e já atenderam a 287 estudantes em cinco encontros promovidos. Este encontro na Escola Municipal Marechal Estevão Leitão de Carvalho marca a retomada do trabalho em 2013.

O projeto Bairro Educador agradece ao MetrôRio, especialmente ao setor de responsabilidade social por mais essa parceria a serviço da educação e da saúde dos estudantes.

Por Adriano de Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário