A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 29 de abril de 2013

Reunião de acompanhamento dos processos educativos



Aconteceu no dia 29 de abril mais uma reunião mensal de planejamento e devolutiva entre a equipe do Bairro Educador e a 2ª Coordenadoria Regional de Educação. Gestores de Projetos e Gestores de Núcleo de diferentes territórios participaram do encontro que se pautou no acompanhamento dos processos educativos e no alinhamento das demandas e diretrizes educativas, visando o aprimoramento metodológico e de gestão para a melhoria contínua das ações de educação integral nas unidades escolares desta instância.

Na reunião, foram abordados assuntos de natureza macro, voltados à gestão, como a necessidade de aperfeiçoar as relações humanas nas unidades escolares, buscando a partir da gestão de pessoas, subsídios que promovam um arranjo propício para a efetivação de uma proposta integradora na sua acepção mais ampla, na qual tanto alunos, quanto professores, direção escolar e demais membros do corpo escolar sintam-se integrados e contemplados nas ações do Bairro Educador, afinal, a proposta de educação integral vislumbra um cenário no qual as potencialidades da pessoa humana sejam desenvolvidas de forma harmônica e integradas, o que abrange a figura de grande protagonismo e relevância no processo de desenvolvimento: o professor.


O encontro em questão também promoveu uma reflexão quanto ao instrumento de avaliação do Bairro Educador, atentando para a necessidade de reformulação deste, a fim de propiciar um sistema avaliativo que abarque todas as dimensões de trabalho educativo da instituição e componha um mecanismo de compreensão plena das conformidades e não conformidades das ações e planejamentos educativos.

No decorrer da reunião também ocorreu um acompanhamento individualizado das atividades realizadas em unidades escolares específicas, que serviu de certo modo como uma via de intercâmbio para os presentes, pois foi possível a troca de experiências e o compartilhamento de ideias e propostas para construção de estratégias coletivas de impacto na educação.

Esta reunião traduziu em si a natureza de sua proposta: a de integrar e fazer da integração um modo de elevar as potencialidades humanas. Isto vale para essa reunião e para as ações de promoção da Educação Integral nos territórios. Em nossa próxima reunião já agendada para 20 de Maio buscaremos aprofundar as ideias apresentadas.
 Por Victor Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário