A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 25 de abril de 2013

Trilha educativa – Projeto Jovem CEEI


Foi realizado no dia 25 de abril o 1º encontro com os alunos do 9º ano da Escola Municipal Rubem Berta, BE Taquaral. Foi trabalhado o material do parceiro Junior Achievement – o manual “Vantagens de Permanecer na Escola”. O material oportunizou trabalhar com dinâmicas bem elaboradas, que a todo o momento levavam os alunos a refletir se vai valer a pena parar de estudar tendo apenas o ensino fundamental.


A pergunta “Quem gostaria de morar sozinho?” foi feita para os estudantes, onde a maioria se manifestou dizendo que gostaria. Com isso foi possível trabalhar a questão dos custos de se morar sozinho, onde todos, a partir de uma simulação, tiveram gastos superiores a 3 salários mínimos e tendo apenas o ensino fundamental se torna praticamente impossível manter o padrão de vida que esperam ter.

Em outro momento, pode ser trabalhada na prática a questão da entrevista de emprego. Foi possível ilustrar a questão do comportamento neste momento.


O encontro foi importante para os estudantes pois estão em um período de transição para o ensino médio, onde a maioria acaba abandonando os estudos. O trabalho é feito para que os alunos conheçam a importância de continuar na escola para terem um futuro como desejam. 

Por Ana Carolina Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário