A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Troca de saberes reúne educadores comunitários


Na última sexta-feira, 18 de abril, aconteceu a primeira Troca de Saberes entre o Bairro Educador (BE) projeto que integra o Programa Escolas do Amanhã da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, e  profissionais do Programa Mais Educação que integram a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O encontro foi realizado na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.


O objetivo deste primeiro encontro, que reuniu 30 pessoas entre educadores comunitários e oficineiros foi nivelar o conhecimento dos educadores sobre o Programa Mais Educação, o Programa Escolas do Amanhã, conhecer o perfil destes atores e como eles enxergam o papel de Educador Comunitário; além de discutir caminhos e perspectivas para o desenvolvimento da educação integral.

Gestor de Núcleo Anderson Correa desenvolvendo dinâmica com os participantes

O evento começou com uma dinâmica proposta pelo Gestor de Núcleo Anderson Correa que procurou integrar os educadores comunitários. Em seguida, a Coordenadora Pegagógica do BE Karina Trota convidou os participantes para assistir o vídeo “O direito de aprender”, que fala sobre a educação integral, tema principal do encontro.
Exibição do Filme Direito de Aprender                                    
Após a exibição do filme os educadores comunitários listaram palavras que se pensa quando discute educação integral, tais como: Integração, formação integral, coletividade, ética, disciplina, valores, entre outras. Baseada nessas palavras iniciou-se um debate para construir o conceito de Educação Integral e o que ela engloba.

Tempestade de Ideias - palavras levantadas pelo educadores comunitários
Para educadora comunitária do CIEP Rubens Gomes Maria Tereza encontros como esse são fundamentais e que a educação integral está presente o tempo todo na vida escolar. “Esses momentos como o de hoje são importantes, pois trocamos ideias com colegas de trabalho e nos renovamos. Todo mundo ensina e aprende o tempo todo. Os pais precisam entender que a escola é uma continuídade do que se inicia em casa. Nós somos educadores e cooresponsáveis pela educação”, afirmou.

A Gestora de Núcleo Gizele Avena apresentou o Programa Escolas do Amanhã e O Bairro Educador, destacando a importância dos educadores comunitários para o bom funcionamento do programa, além de discutir os desafios encontrados para combater a adesão escolar e melhorar o aprendizado escolar.
Gizele Avena, apresentando o Program Mais Educação
Ao final da atividade os educadores apresentaram algumas propostas para intregrar os oficineiros por Bairro Educador a fim de que troquem experiências na possibilidade de surgir mais sugestões e conheçam as ações realizadas em cada escola, e que possam debater como as atividades podem ser realizadas com mais qualidade. Segue abaixo as propostas levantas:
  •  Mais encontros Regionalizados
  •  Um encontro mensal
  • Criação de espaços de diálogos
  • Culminânica com os educadores e oficineiros da 6ª CRE
Equipe do Bairro Educador, educadores comunitários e oficineiros do Programa Mais Educação

Patrícia Fernandes, representante da Gerência de Educação da 6ª CRE finalizou a atividade falando sobre o trabalho dos educadores e oficineiros. “O trabalho de vocês é magnifico. A atuação de vocês é muito importante para as escolas. Vocês são o ele entre os alunos, escola, comunidade. Esses encontros precisam acontecer mais vezes para que vocês se sintam parte da rede, pois são um elemento muito importante para o desenvolvimento dos estudantes. Vocês precisam dessa troca, divulgar o trabalho de vocês, precisam ser conhecidos em toda a rede municipal, não apenas na 6ª CRE. Parabéns, a 6ª CRE está orgulhosa e muito bem representada por vocês”, finalizou.

Patrícia Fernandes, representante da 6ª CRE



Por Thiago Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário