A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 30 de abril de 2013

Uma aula de cidadania com a Associação de Moradores do Cerro Corá


Os alunos da turma 1201 da Escola Municipal Guararapes Cândido, BE Santa Teresa, participaram de uma roda de conversa com o representante da Associação de Moradores da comunidade Cerro Corá, Celso Guedes de Souza, para debaterem sobre os avanços e retrocessos ocorridos na comunidade e pensarem conjuntamente estratégias para extinguir ou minimizar os problemas atuais que afetam o território, no qual vive a maior parte dos alunos da escola.

Celso Guedes de Souza falou sobre a história da comunidade, desde seu surgimento. Em seguida, de sua trajetória pessoal, enfatizando a importância da educação em sua vida e ressaltando que a mesma é a melhor estratégia para se chegar ao desenvolvimento social e comunitário.

O palestrante também comentou com os alunos sobre à pacificação ocorrida na madrugada do dia em questão. Explicou que a pacificação permite que ONGs, projetos sociais e desportivos e outros serviços sociais se desenvolvam na comunidade, melhorando a qualidade de vida dos moradores e beneficiando a população.


No debate, o comportamento nocivo de jogar lixo em locais não apropriados se revelou um grande impeditivo para o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida da comunidade.

Após problematizarem a questão do lixo na comunidade, e mediarem à busca por soluções, os alunos constataram que a educação encontra-se como uma das principais origens do problema, e propuseram ações educativas com os moradores da comunidade para sensibilizá-los e informá-los sobre as graves conseqüências deste comportamento de risco. Os estudantes também se comprometeram a levarem as informações apreendidas aos seus familiares e amigos sobre a necessidade de jogar lixo em local apropriado.

Aproveitando o assunto em pauta, foi exposto o filme “Vamos Salvar o Planeta”, da Turma da Mônica, que versa sobre o problema da poluição e sobre os três R´s(Reduzir, Reutilizar e Reciclar) que são mecanismos importantes para solucionar o problema elencado.

Buscou-se com o debate e com a exposição do filme munir os alunos de informações e percepções necessárias para que os alunos se tornem coautores de uma nova história em sua comunidade e porta-vozes das boas-novas relativas à saudável qualidade de vida, à promoção do bem-estar e à conquista da justiça social em seu território. Talvez isto aconteça em alguns anos, como no caso do representante da Associação de Moradores de Cerro Corá, Celso Guedes de Souza, que veio à escola a serviço da educação e do desenvolvimento social.

Se cada aluno multiplicar para seus familiares uma nova consciência socioambiental, a comunidade certamente virará a página para um futuro mais feliz e saudável, como afirma Celso Guedes de Souza: Tudo começa e termina na Educação: quando a Educação começa, os problemas pouco a pouco vão se extinguindo e quando os problemas se extinguem, certamente é porque a Educação se fez presente.

 Por Victor Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário