A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Uma Nave de muitos conhecimentos


Os estudantes da Escola Municipal Olímpia do Couto, acompanhados dos gestores de projeto do Bairro Educador Irajá, Diogo Dutra e Fernanda Souza e da educadora comunitária do Programa Mais Educação, Márcia Paiva, visitaram na terça feira, 24 de abril, a Nave do Conhecimento de Irajá.


A visita faz parte do plano de trabalho elaborado pelo gestor Diogo para a unidade escolar e atende a proposta do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, cuja temática gira em torno da história da cidade do Rio de Janeiro, do bairro de Irajá e da própria escola.


Mais do que uma proposta de aula-passeio, a ida a Nave do Conhecimento teve como objetivo dar continuidade ao trabalho de reconhecimento do bairro, tendo como foco a apropriação de espaços e equipamentos públicos da cidade por parte dos estudantes.

Na interior da Nave, os estudantes puderam observar e interagir com obras de arte expostas em quadros eletrônicos, apresentando imagens históricas do bairro de Irajá. Além disso, eles também tiveram a oportunidade de interagir com a mesa eletrônica do Google Maps, lousa interativa, além de usufruir de acesso livre à internet.


Neste contexto, a Nave do Conhecimento apresenta-se como uma interessante proposta de espaço público que pode ser apropriado pela comunidade escolar no sentido de promover um aprendizado não formal, fortemente relacionada com o contexto local dos estudantes.

Durante a visita, além da oportunidade de conhecer as instalações do espaço físico e interagir com os equipamentos, os estudantes também receberam informações sobre o funcionamento da Nave e de como podem e devem fazer para utilizar este espaço em seu dia-a-dia. Eles também foram convidados a assistir as apresentações de cinema que acontecem todos os sábados, na parte da tarde e que são abertas a comunidade, além da possibilidade de realizarem diversos cursos e oficinas gratuitos, no local.


A equipe do Projeto Bairro Educador agradece a parceria da Nave do Conhecimento de Irajá e espera ampliar ainda mais esta parceria, sobretudo para as escolas do bairro, que podem contar com mais um espaço de cooperação e aprendizagem no território onde estão situadas.

Por Diogo Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário