A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Visita ao Palácio Tiradentes


Aconteceu no último dia 12 de abril a visita guiada ao Palácio Tiradentes com os alunos da professora Ana Karina Baruque, do 6º ano experimental do CIEP Rubens Gomes. A atividade foi um desdobramento da proposta de Trilha “O Rio em Costa Barros”, que consiste na apropriação dos estudantes sobre algumas das principais modificações espaciais na cidade do Rio de Janeiro, dando ênfase ao bairro de Costa Barros. Para provocar esse olhar, o principal objetivo da visita foi proporcionar aos participantes o contato com algumas intervenções urbanas na cidade e assim construir uma ponte de conhecimento com a realidade do seu bairro, a partir de fotos dos moradores antigos de Costa Barros.

A atividade teve início no próprio trajeto para o Palácio. Ainda no ônibus, alguns pontos mencionados na atividade de preparação que antecedeu à visita foram observados pelos alunos. Dentre eles, destacam-se: a FIOCRUZ, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a ponte Rio - Niterói (Ponte Presidente Costa e Silva). Os alunos puderam questionar sobre a importância desses monumentos para cidade e, em contra partida, eles mesmos puderam sugerir possibilidades de pontos importantes em Costa Barros que valeriam ser divulgados para a mídia.


 A participação dos alunos na ALERJ despertou a atenção dos monitores que reforçaram a importância de esses alunos entrarem em contato com a história do país para se compreenderem como cidadãos de uma democracia. Abrigados por um prédio de arquitetura rebuscada, os estudantes puderam observar a influencia do ocidente em nossa cultura, desde a arquitetura neoclássica até as obras artísticas que retratam os deuses gregos.


Concluída a visitação os alunos apreciaram o trajeto de volta a Costa Barros, apontando o que mais gostaram na exposição e aquilo que foi mais significativo para o aprendizado. Como proposta de desdobramento da atividade, os próprios estudantes traçaram metas para as próximas etapas e métodos para podermos apresentar a experiência vivida. Segundo a professora Karina, “a oportunidade de estarmos nos espaços que aparecem nos livros e apostilas, e proporcionarmos aos alunos o encontro do imaginário com o real e esse retorno da vivência, é o que mais valorizamos”.



Por Amarildo Silva, Gestor de Projetos do Bairro Educador de Costa Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário