A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 17 de abril de 2013

Visita à museu propicia apropriação da cidade


Os 38 estudantes do 5º ano da Escola Municipal Frei Cassiano, BE Bispo, visitaram no dia 16 de abril, o Museu Histórico Nacional acompanhados da professora Auderi Barrocas, pelo secretário escolar, Flávio Thees e pela gestora do projeto Bairro Educador, Sarah Cardoso.



A primeira exposição visualizada foi "Oreretama", que significa "nossa terra", "nossa morada" em Tupi e tem como objetivo lembrar que este era um território já habitado por povos indígenas  há 50 mil anos antes dos europeus terem contato com a América. A exposição mostra a diversidade cultural, estética, religiosa e os costumes dos povos indígenas. 


Os estudantes puderam visualizar as técnicas e ferramentas de trabalho, o calendário e os registros deixados pelos povos nativos nas cavernas, além de suas manifestações artísticas, através dos artesanatos, os rituais religiosos e de passagem da vida para a morte e os brinquedos utilizizados na época. 


A segunda exposição "A Cidadania em Construção" trouxe uma reflexão sobre o processo de construção da cidadania, desde a Proclamação da República até os dias atuais. A exposição se encontra dividida em três blocos: direitos individuais, políticos e sociais. Esta aborda, entre outras coisas, o direito de brincar, garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e o direito ao trabalho e à moradia, lazer, saúde e educação.


A aula-passeio visa trazer uma aprendizagem lúdica e prazerosa para os estudantes, além de propiciar a apropriação dos espaços e história da cidade.

As parcerias, nesse processo, são fundamentais, portanto o BE agradece o Museu Histórico Nacional por viabilizar o agendamento e o transporte para os estudantes, além de receber a escola de portas abertas e à unidade escolar por acreditar na potencialidade da aula-passeio. 


Por Ana Sarah Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário