A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 14 de maio de 2013

A cultura afro no meu bairro


Dando continuidade à Trilha Educativa “Meu bairro é meu mundo” os estudantes do CIEP Anton Makarenko, BE Anchieta, da turma 1502, da professora Claudia Queirós, visitaram o Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF - do Rio de Janeiro, no dia 14 de maio com o objetivo de participarem da exposição “África hereditária”.


O próprio caminho foi uma oportunidade de aprendizado para a professora Cláudia Queirós e o gestor de projetos Amarildo Silva, que identificaram na ida os principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro. Atentos a tudo, os alunos respondiam com presteza e agilidade, pois haviam participado da atividade prévia, que os preparou para a visita ao CCJF.


Nessa oportunidade extraclasse os alunos entraram em contato com a história da cultura africana e o sua forte influência no Rio de Janeiro. As monitoras do CCJF, através de atividades lúdicas, proporcionaram uma reflexão sobre o continente africano e a suas marcas tão evidentes em nossa cultura. Um esquete mostrou a importância dos Griots (sábios e contadores de histórias) para África, a sua força e o destaque daqueles que, através dos anos de experiência, garantiram a permanência da memória e da identidade dos grupos sociais, utilizando para esse fim o canto e a “verdade”.


Por fim, concluímos com a visão da professora que relatou ao gestor de projetos a sua percepção sobre as atividades externas: “as oportunidades que temos de nos apropriar dos espaços públicos só validam os temas abordados na sala de aula”. Assim, os passeios tornam-se aulas que contribuem com a formação do cidadão consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário