A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 21 de maio de 2013

Cinema é educação em Manguinhos


A Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva, BE Manguinhos, recebeu o projeto CAIS - Curso de Agentes Culturais pela Informação em Saúde (FIOCRUZ) para conversar sobre Dengue com 60 estudantes do 4º e 5º ano, no dia 21 de maio.


A ação foi iniciada com a apresentação do vídeo “Aedes Aegypti e Aedes Albopictus-Uma Ameaça dos Trópicos”. O vídeo apresenta imagens reais e virtuais dos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus, mostrando o continente de origem, a sua dispersão pelo mundo, as suas características morfológicas, os seus hábitos alimentares, a sua reprodução e o ambiente onde vivem.


Em seguida os estudantes assistiram ao vídeo “O mundo macro e micro do mosquito Aedes Aegypti”, com imagens reais e virtuais que descrevem o ciclo do mosquito. As cenas mostram as transformações das formas imaturas em sequência de eventos morfológicos: o ovo, a fase larvária e a emergência do mosquito adulto caracterizando o seu o seu ciclo de vida.


Após a apresentação dos vídeos os agentes de saúde da FIOCRUZ conversaram com os estudantes sobre a importância de cuidar do meio ambiente para evitar a proliferação do mosquito, contribuindo para um melhor entendimento dos malefícios causados pelo mosquito a cada verão vem causando enorme transtorno à população brasileira.

A palestra foi finalizada com a observação de criadouros artificiais do Aedes Aegypti. As crianças adoraram a experiência e ficaram impressionadas com a quantidade de mosquitos. Algumas queriam que os criadouros fossem doados à escola.


O estudante Cauã Lima Campos Oscar, da turma 7.601, inspirado nos vídeos e nas experiências compartilhadas com os agentes de saúde, criou o Hap da Dengue.

O Bairro Educador e a Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva agradecem a parceria de sucesso com o CAIS - Curso de Agentes Culturais pela Informação em Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário