A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 31 de maio de 2013

Conjunto Esperança, eleições para o Grêmio Estudantil mobilizam a Escola



A Escola Municipal Teotônio Vilela, integrante do projeto Bairro Educador Maré, realizou no dia 17 de maio de 2013 o debate entre as chapas candidatas ao Grêmio Estudantil. Na ocasião os estudantes puderam, através da projeção de slides, apresentar suas propostas e debater entre si, além de responder perguntas dos demais colegas sobre suas argumentações e intenções. Os professores participaram do evento e contribuíram para orientar os estudantes quanto a importância dessa instância representativa dos estudantes.

Durante o mês de abril e maio as Escolas Municipais do Rio de Janeiro vivenciaram as etapas para o estabelecimento do pleito eleitoral para a constituição dos membros da diretoria executiva dos Grêmios Estudantis. A Escola Municipal Teotônio Vilela, por meio de sua diretora Barbara, designou a professora de classes especiais Isabella para apoiar os estudantes interessados em participar deste momento de intensa democracia na rede municipal de educação.

A comissão eleitoral do Grêmio Estudantil construiu um mural na entrada da escola para disponibilizar aos estudantes as informações sobre as ações e etapas do processo eleitoral. Estes receberam capacitação para poderem esclarecer aos demais estudantes o que é o Grêmio e sua função da na escola. Além do mural a comissão também coordenou a campanha cuidando para que todas as chapas tivessem oportunidades de expor suas ideias e assim concorrerem de forma justa. 




O Bairro Educador contribuiu capacitando a comissão eleitoral, bem como as chapas candidatas. As informações foram sistematizadas e os estudantes puderam agrupar suas ideias em áreas de atuação. Na oficina sobre Grêmio as chapas receberam material para construírem seus cartazes e assim divulgarem de forma harmoniosa suas propostas. A capacitação também simulou um debate para que os candidatos se sentissem mais seguros ao se exporem diante dos colegas.

O debate aberto foi realizado pela comissão eleitoral com o apoio da direção, da professora da classe especial, dos professores presentes na casa e do Bairro Educador. Em oficina de preparação para o debate os estudantes foram auxiliados na construção dos slides. Desta forma o debate ocorreu de forma igualitária e democrática, na qual cada chapa pôde expor suas propostas e a escola foi mobilizada para o pleito eleitoral e vivência a democracia de forma plena e pedagógica.


Desde já parabenizamos e agradecemos a comissão eleitoral, bem como as chapas candidatas por seus esforços e compromissos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário