A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 16 de maio de 2013

Contação de histórias em comemoração ao centenário de Vinicius de Morais


A Escola Municipal José Marti, BE Engenho da Rainha, recebeu uma equipe de voluntários, entre funcionários do MetrôRio e estudantes do 1o ano do curso de Letras, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no dia 16 de maio. O objetivo da ida a escola foi, levando em consideração o centenário do poeta Vinícius de Morais, realizar várias rodas de leituras e contação de histórias para os estudantes do 1° e do 4° ano, afinal a escola tem como projeto pedagógico em 2013 o tema “Vinicius canta e agente se encanta”.


A iniciativa de valorização do hábito e prazer da leitura foi do MetrôRio, que pretende realizar uma capacitação entre seus funcionários para que ações com essas possam beneficiar diversas escolas públicas da cidade. Além de investir nessa direção, a empresa também está recolhendo, entre seus funcionários, livros que possam ser doados as bibliotecas das unidades escolares.

As rodas de leitura ocorreram na parte da manhã e na parte da tarde. Na parte da manhã a ação foi realizada com os alunos do 1° ano, sensibilizando-os para o universo das letras e do mundo mágico da alfabetização. Como eram vários os voluntários, foi possível realizar várias rodas simultâneas.


Após as rodas de leituras, o músico, estudante da UERJ e funcionário do MetrôRio, Vitor Mendes, propôs aos alunos um momento de concentração e reflexão ao tocar no violão a música “Aquarela”, uma composição de Vinícius e Toquinho. Ele pediu que os estudantes fechassem os olhos e, tendo a música ao fundo, tentassem imaginar o que a letra dizia. As crianças gostaram muito. Alguns, de olhos fechados, imitavam o avião descrito no verso da música. Ao final, todos foram convidados a desenhar o que pensaram e sentiram durante o momento.

Na parte da tarde o foco da contação de histórias foi direcionado ao quarto ano. No segundo momento, todos se reuniram para ouvir as canções de Vinicius de Morais e se apresentaram cantando a música “O Caderno”.


A roda de leitura sensibilizou os alunos e propiciou a maior participação e envolvimento com o cenário literário. A escola foi presenteada com a doação de cerca de 140 livros infantis, doados pelos funcionários do MetrôRio e que agora farão fazer parte do dia a dia dos alunos, com o cantinho da leitura em todas as salas de aula.

O Projeto Bairro Educador agradece ao setor de responsabilidade social do MetrôRio, seus funcionários e as estudantes do primeiro período do curso de letras da UERJ pela bela iniciativa.
Ana Paula Araujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário