A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 24 de maio de 2013

De olho no Universo


No dia 14 de maio de 2013, os estudantes das turmas 1601 e 1602 da Escola Municipal Raul Pederneiras, visitaram o Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, localizado no bairro imperial de São Cristóvão.

            O MAST é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, criada na cidade do Rio de Janeiro em 1985. Tem como missão ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos, divulgação e história da ciência e da tecnologia no Brasil.

 
            O Clima era de muita expectativa. Os estudantes perguntavam sempre quais equipamentos seriam vistos por eles e se encantaram quando viram uma luneta (telescópio) do início do século XX.

 
            Visitamos também a cúpula inflável que é levada pelo MAST a vários lugares do estado do Rio de Janeiro. Lá os estudantes puderam ver as várias constelações e foram informados que os nomes dados aos planetas, eram nomes de deuses gregos.
            Visitamos ainda um espaço dedicado a explicar a influência das estações do ano na vida do nosso planeta e aprenderam que o sol nasce e se põe em lugares relativamente diferentes, em decorrência da translação – (volta completa que a Terra dá em torno do sol).


            O ponto alto da nossa aula-passeio se deu, quando os estudantes puderam observar o Sol. Com 3 lunetas especiais, os estudantes viram as três camadas do sol e se surpreenderam ao ver que na camada mais externa (essa que a gente vê a olho nú), acontecem explosões o tempo tempo.


 
            De forma estratégica, as lunetas foram colocadas ao lado do Meteorito de Santa Luzia de Goiás. Este meteorito, com cerca de 2 toneladas, caiu no Brasil em 1920. A surpresa para os estudantes foi descobrir que o equipamento era composto basicamente de ferro, mais de 90%, além de fósforo e outros elementos químicos.

             Alguns alunos relataram que este seria um dia inesquecível.
            Nós do Bairro Educador acreditamos que espaços como o MAST ampliam de forma significativa não só a apropriação do espaço e da cidade, como também a apropriação do conhecimento.
            Agradecemos ao MAST pela capacitação que nos foi dada e pelo início de uma parceria, que esperamos ser duradoura.

Por Paulo Renato Safadi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário