A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 22 de maio de 2013

Estudantes redescobrindo o Bairro por meio do Googlemaps


Identidade e Patrimônio são os temas abordados de forma lúdica, pela Trilha Educativa do Eu, aplicada no CIEP Henfil e na Escola Municipal Professora Laura Sylvia Mendes Pereira. A atividade nasceu no ano anterior, e pelo mesmo objetivo que os dias atuais: o estigma do brizolão e a complementação do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Professora Laura Sylvia Mendes Pereira.

Na última sexta feira, dia 17 de maio, o encontro utilizou a ferramenta utilizada pelo Bairro Educador para trabalhar o mapeamento local, o googlemaps.


Na reorganização dos encontros, optou-se a permanência da idéia central das atividades e sua estruturação, todavia a dinâmica de alguns encontros estão sendo modificadas, como por exemplo pela utilização do googlemaps.

A atividade começou com a gestora de projetos do BE apresentando aos estudantes o Mapa do Mundo, com ênfase nos continentes que mais se destacaram ao olhar dos pequenos observadores. O João Vitor, estudante de 5 anos que possui dificuldade de fala, ficou fascinado com o Alasca e associou logo a presença dos pingüins. Após visitar diversos continentes, a gestora de projetos expôs aos estudantes o mapa do Rio de Janeiro, até chegar o bairro do Caju.


Ao entrar no mapa do Caju, as crianças identificaram as ruas, a Vila Olímpica, a creche, o “brizolão” e até encontraram o que não estava visível a olho nu. O estudante Vinicius Venâncio de Souza reconheceu o Centro Educacional Claudileno ao visualizar a Ladeira, uma das microrregiões que integram o Caju. Empolgado com a visitação ao bairro, o mesmo estudante relatou que a avó trabalhava no Hospital Anchieta, atualmente utilizado como ocupação irregular. Ao chegar ao centro do Bairro o estudante Daniel de Souza reconheceu a unidade escolar Marechal Mascarenhas de Moraes.



Encerramos a atividade com a explicação lúdica da professora Rosângela Patriota sobre os diversos lugares do Caju.

Na semana seguinte abordaremos a relevância do "nascimento", explicado por meio de histórias do universo infantil. Ao término haverá uma pequena culminância, a Festa de Aniversário Coletiva. 

Por Marcelly Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário