A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 16 de maio de 2013

Mulheres guerreiras de Manguinhos


A Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva, integrante do Bairro Educador Manguinhos, realizou uma roda de conversa com 19 mães de estudantes para repensar os papeis das mulheres na sociedade, no dia 16 de maio.

A ideia surgiu durante a reunião promovida pelo Bairro Educador no intuito de apresentar à direção da escola ao Projeto da FIOCRUZ, chamado CAIS (Curso de Agente Cultural Pela Informação em Saúde).


Dentre as atividades agendadas estava a exibição do filme “Mulheres Guerreiras”. O vídeo mostra a atuação das mulheres guerreiras das comunidades da Rocinha, Vidigal e Vila Canoas. As lideranças femininas são formadas por educadoras, donas de casa, trabalhadoras buscando suas identidades, unindo-se a grupos de trabalho para promover a educação, combater a violência, defender o meio ambiente nas comunidades onde vivem e trabalhar e consolidar a inclusão social que buscam.

Após o filme os produtores do vídeo, Maria de Fatima Martins, pesquisadora da FIOCRUZ, Sandra Rodrigues, artista plástica e Carlos Nogueira, pesquisador da UFRJ, contaram os detalhes e desafios encontrados nas gravações e relataram o empenho e união dessas mulheres em se ajudarem em prol de suas comunidades.

Suely da Conceição, moradora da Rocinha e pertencente ao grupo de liderança feminina, relatou as experiências dos grupos de cada comunidade. As mulheres se unem e identificam os problemas e necessidades das comunidades, em seguida se mobilizam para solucioná-los. Suely da Conceição também contou a história da sua vida, ela era empregada doméstica quando resolveu retomar os estudas e entrou na faculdade. Relatou que foi muito difícil, assistia às aulas à noite, cansada depois da jornada de trabalho pesado. Mesmo assim, não desistiu e continuou até concluir a faculdade.


Uma mãe presente na reunião disse que gostaria muito de voltar a estudar. Ela se envergonha por não conseguir ajudar o filho mais velho que está no 2º ano do ensino fundamental, a fazer as tarefas da escola. Nesse momento os representantes da FIOCRUZ divulgaram as escolas de PEJA existente no território de Manguinhos, tentando encorajá-la a retomar os estudos.

As mulheres conversaram sobre o machismo, violência contra mulher, relataram que a mulher tem realmente o poder de resolver problemas porque tudo passa por ela no papel de mãe, esposa, professora e assim por diante.

Atendendo ao pedido das próprias mães, o Bairro Educador, a coordenadora da escola e o CAIS já estão pensando no próximo encontro. O Bairro Educador agradece a todos os envolvidos nesta ação.
Por Rivânia Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário