A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 22 de maio de 2013

Museu do Meio Ambiente Promove Educação Sustentável

No dia 16 de maio, os alunos da Escola Municipal Julia Lopes de Almeida participaram de um ciclo de atividades promovido pela equipe educativa do Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. O encontro consolidou a parceria entre o Bairro Educador e o museu.


As atividades compreenderam vivências lúdicas e dinâmicas que proporcionaram aos alunos a apreensão de conteúdos concernentes à biodiversidade, à preservação ambiental e à sustentabilidade.  Por meio de uma linguagem interativa e acessível e uma proposta que perpassa a sensorialidade, a percepção corporal, a imaginação e a criatividade, os educadores conduziram os alunos por diferentes lugares, texturas, cheiros e linguagens.

 
O ciclo educativo também estimulou o senso crítico dos educandos, estimulando a reflexão e a sensibilização dos mesmos através de um novo olhar, mais crítico, construtivo e com um repertório maior de informações acerca dos conteúdos relacionados ao Meio Ambiente, que inclui não apenas as florestas, mas a própria humanidade, suas escolhas, seu modo de se relacionar e de transmitir os conhecimentos.
 
Esta atividade educativa do Museu do Meio Ambiente atendeu plenamente as diretrizes e estratégias pedagógicas da trilha educativa O Mundo é o Nosso Quintal, pois, como esta última, as ações educativas se utilizam de processos dinâmicos em sua metodologia e há uma integração de cada elemento com o todo, de modo que tudo tenha uma função e uma repercussão na totalidade. Como nos biomas, esta proposta educativa visa possibilitar que os estudantes, um elemento do todo, sejam protagonistas de uma nova consciência e de ações que reverberem e se ampliem, nunca se findando em si mesmas, mas sempre em direção a um sentido holístico, como na natureza. Enfim, trata-se da educação trilhando caminhos em direção à sustentabilidade socioambiental.
Por Victor Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário