A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 14 de junho de 2013

Alunos de Acari têm aula de História sobre diversidade cultural no continente Africano com Nigeriana


No dia 11 de junho, os alunos da E. M. J. E. Daniel Piza - Bairro Educador Acari - receberam a visita da Nigeriana, Adebimpe Alo, para um bate papo sobre a diversidade cultural do continente africano. Os estudantes da turma 1701 receberam a convidada com muita simpatia e fizeram perguntas bastante pertinentes. Mas eles também tiveram acesso a informações como: variedades linguísticas de cada região da Nigéria, suas diversas tribos e costumes, festas populares, culinária, moda, entre outros.
 
A visita da parceira nigeriana “caiu como uma luva”, pois os estudantes vinham acompanhando o tema África nas aulas de História e puderam, assim, fazer uma “viagem” ao continente sem sair de Acari. Falar sobre África é falar também da nossa história, é conhecer mais sobre uma cultura pouco valorizada na nossa sociedade e que precisa, por isso, ser (re)conhecida.
Atribuir valor às manifestações culturais de África representa mudar o foco, ou seja, conseguir enxergar a rica contribuição trazida através da música, da dança, das comidas típicas e de outras formas de organização social.

Através da articulação com o Bairro Educador, a atividade foi uma forma de contribuir com a ampliação do olhar destes alunos, que viram, nas palavras da parceira Adebimpe uma África plural, interessante, colorida e vibrante. Este foi um dia bastante prazeroso e com certeza vai ficará gravado na memoria dos alunos da E.M. Daniel Piza.

Por Roberta Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário