A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Alunos do grêmio realizam pacto pela qualidade de vida


Os alunos que compõem o Grêmio “Unidos do Guararapes”, da Escola Municipal Guararapes Cândido, BE Santa Tereza, conjuntamente com a técnica de saúde Vilma Oliveira e o gestor de projetos do Bairro Educador deram início, no dia 17 de junho, à culminância do projeto “Grêmio Show de Bola” integrado à Trilha Educativa “O Mundo é Nosso Quintal”, que visa à formação de um núcleo de responsabilidade socioambiental na unidade escolar para a multiplicação de boas práticas na escola e no território.

Ao longo dos encontros, foram mobilizados responsáveis, educadores, alunos e representantes do território. Na presente atividade, os alunos, que passaram por um extenso processo de formação, puderam conduzir uma reunião com colegas de turma até chegarem a um pacto, que tinha por meta a melhoria da convivência no ambiente escolar e na comunidade. Os membros do grêmio também puderam estruturar com os alunos, que participaram do encontro, uma estratégia coletiva para combater o bullying e promover uma convivência mais harmoniosa nas relações escolares, inclusive na relação com os professores.


O projeto “Grêmio Show de Bola” foi implementado para promover a formação continuada dos alunos, de modo a torná-los agentes do seu próprio desenvolvimento e facilitadores na promoção da educação na unidade escolar. Este projeto também tem um caráter social, pois propõe a educação como mecanismo de transformação social, incitando os alunos à aprendizagem para que estes transformem os aspectos negativos de seus territórios e promovam a melhoria da qualidade de vida para suas famílias, amigos e para os moradores das localidades em que residem.

Durante seu desenvolvimento, surgiu a proposta de fundir o projeto do grêmio com a Trilha Educativa “O Mundo é o Nosso Quintal”, que também tem um forte teor social e propõe um dimensionamento relativo ao que podemos fazer de positivo para o Meio Ambiente e a nossa sociedade. Com esta fusão, os alunos do grêmio foram contemplados com vivências de cunho educativo com um dimensionamento integral, holístico, mas ao mesmo tempo, diretivo, propositivo, pois a junção dos projetos possui metas bem definidas e um plano de ação pautado em transformações necessárias para a escola e o território.

O atual encontro consagra a junção do projeto do grêmio com a trilha educativa, porém, de modo algum, acena para o fim das atividades, pois há muito a se fazer e os impactos positivos surgidos ao longo das atividades são apenas o começo de um caminho promissor que faz da educação um mecanismo de transformação, de mudança no território e na vida dos envolvidos.
Por Victor Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário