A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Cabelo crespo e a forma que você vê


O Coletivo, Meninas Black Power, levou uma atividade educativa sobre auto-estima e auto-construção para o 7° ano da Escola Municipal Jorge de Gouvêa, BE Vigário Geral, no dia 17 de junho. Houve bate papos sobre os processos de construção da negritude, a partir do cabelo, e dinâmicas para estimular as percepções dos alunos sobre si mesmos.


A partir dos testemunhos das integrantes do grupo (Natália Regina, Élida de Aquino e Fabíola de Oliveira), houve bate papo sobre os diversos processos de construção da identidade e como o cabelo crespo delas, além do corpo negro, foram formas das mesmas buscarem o auto conhecimento. Depois dos exemplos, os alunos foram estimulados a refletir sobre suas próprias formações étnicas. “O que faz a gente ser negro?”, foi a pergunta base para que eles fossem revelando falas preconceituosas: “Ela tem cabelo de assolan”, “Cabelo liso é bonito, cabelo duro não”, “Olha o cabelo dele. É cabelo de Cirilo”.


Em seguida, através de uma dinâmica eles foram propostos a escreverem sobre suas impressões em relação aos seus próprios cabelos.


Ao final todos refletiram sobre o fato que o cabelo, além de promover a construção de identidade, é índice da história da família, é “ferramenta” de afirmação, tomada de consciência e poder.  E com alegria as integrantes fizeram penteados afros nas alunas e alunos que quiseram repensar a relação com seus próprios cabelos na prática.

Por Daiane Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário