A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


domingo, 16 de junho de 2013

E.M. Ariena Vianna da Silva visita a maior estação de tratamento de águas do mundo


No dia do meio ambiente, 05 de junho, a Escola Municipal Ariena Vianna da Silva, integrante do BE Senador Camará, iniciou a preparação da aula passeio à Estação de Tratamento de Águas Guandu (ETA Guandu). Trabalhamos a necessidade de preservação da natureza, o não desperdício da água e principalmente a mudança de pequenos hábitos para a preservação do meio ambiente. A escola durante a semana também trabalhou o tema, uma das questões abordadas foi o tempo de decomposição dos lixos, pequenos ou grandes que adultos e crianças jogam nas ruas.
Na sala multimídia da escola usamos como material de apoio, um vídeo da Turma da Mônica chamado: “Um plano para salvar o planeta”*. Este vídeo aborda todas as questões pertinentes à semana do meio ambiente trabalhada pela escola e ensina uma mágica para salvar o planeta, que seria a economia da água, o reflorestamento das margens dos rios, o descarte correto do óleo de cozinha, a separação correta dos lixos e a apresentação dos RRR (reduzir, reutilizar e reciclar). Mediante a todas essas informações trabalhamos um QUIZ em cima do vídeo, para estimular a assimilação do conteúdo abordado.
 
No dia 07 de junho, vivenciando tudo que foi trabalhado, fomos visitar a ETA Guandu com as turmas do 4º ano, já que este é um conteúdo previsto para esta série. Fomos para a aula passeio com o ônibus fornecido pela Nova CEDAE e lá, o instrutor responsável pela visita, de maneira muito agradável, conduziu a palestra onde trabalhou os mesmos temas já descritos acima só que a todo o momento nos levando para a consequência principal de cada ato contra o meio ambiente, a falta de água. Como forma de ilustração da palestra e maior esclarecimento do processo da retirada da água do Rio Guandu até a chegada em nossas torneiras um desenho animado foi apresentado.

 
No segundo momento pudemos conhecer de fato a maior estação de tratamento de águas do Mundo. Identificando cada processo relatado no desenho animado anteriormente ilustrado. As crianças ficaram encantadas com a força da água e de ver uma alga imprópria para o consumo se tornar limpa e posteriormente própria para o consumo.

 
Como ato de consciência ambiental a CEDAE cultiva árvores para o reflorestamento das margens de rios e, como incentivo, sugere que a escola faça o mesmo e doou para a escola três mudas de árvores.

 
O momento em que as crianças ficaram mais encantadas dentro do ETA Guandu é a ida ao píer, pois de lá podemos ver todas as partes do processo funcionando através de uma visão panorâmica de todas as fazes da estação.

 
*Caso queira assistir esse é o link do vídeo:

Por Ana Carolina Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário