A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 11 de junho de 2013

Escola do Bairro Educador Maré visita Centro Histórico de Petrópolis


A Escola Municipal Professor Josué de Castro, integrante do Bairro Educador Maré, visitou no dia 11 de junho o Centro histórico de Petrópolis. Os estudantes visitaram a Casa de Santos Dumont, a Catedral de Petrópolis, o Museu Imperial e o Palácio de Cristal. A atividade foi pensada como forma de incentivar os estudantes a continuarem participando dos projetos e campanhas promovidas pela escola, bem como demonstrar aos estudantes o empenho da direção escolar pelo processo de apropriação dos espaços culturais pelos estudantes.


O passeio foi promovido contando com o programa de gratuidade dos museus visitados, que receberam os estudantes e acompanhantes ofertando o ingresso. Os estudantes assim puderam visitar e participar das atividades oferecidas sem nenhum custo.

Na casa de Santos Dumont os estudantes assistiram um vídeo sobre a vida e obras do inventor e pai da aviação. Ao visitarem a casa projetada pelo inventor os mesmos viram como este gênio brasileiro já preconizava o processo de moradias inteligentes. Os estudantes ao viram a réplica do 14 bis e conheceram mais sobre o patrono da aviação Brasileira.


Na Catedral de Petrópolis os estudantes se depararam com um monumento histórico e religioso no nosso país. A arquitetura Gótica da construção chamou a atenção dos estudantes que ao verem o interior do templo ficaram impactados pela grandiosidade do espaço.


No Museu Imperial os estudantes puderam além de verem a exposição permanente do museu também desfrutar do espaço dos jardins. Tudo era novo, pois os estudantes nunca estiveram em Petrópolis antes. A riqueza do espaço e a marca de organização ficaram expressos na fala dos estudantes.


O Palácio de Cristal foi o último ponto a ser apreciado pelos estudantes que ficaram entusiasmados com a beleza do espaço. Ao verem o palco montado no local eles sonharam com apresentações em sua escola e de como poderiam ajudar a melhorar o ambiente escolar.


O Bairro Educador agradece a todos que participaram desta atividade e parabeniza os estudantes da comissão eleitoral do Grêmio Estudantil, que participaram da ação e aos demais estudantes que foram premiados com a atividade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário