A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Feira das Profissões reúne Bairros Educadores no CETEP Marechal Hermes

O Bairro Educador, em parceria com o O Cetep Marechal Hermes, promoveu a Feira das Profissões reunindo sete unidades escolares de diferentes bairros educadores no último dia 13 de junho. A atividade contou com a participação das seguintes escolas municipais Cora Coralina (BE Campo Grande), Liberdade (BE Santa Cruz), Lima Barreto (BE Realengo), Presidente Roosevelt (BE Realengo), Professora Sílvia de Araújo Toledo (BE Santa Cruz), Rubem Berta (BE Senador Camará), Tatiana Chagas Memória (BE Pedra de Guaratiba / Pedra de Guaratiba), Ministro Gama Filho (BE Lins).
Projeto Jovem CEEI
Os estudantes tiveram contato com profissionais de diversas instituições, tais como: CETEP Marechal Hermes – na figura do Diretor Professor Francisco Jorge dos Santos; Diretor da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá – Professor Marcos Thompson; Diretor da Escola Técnica Oscar Tenório – Professor Joel Marques; Advogado José Carlos da Silva Filho; Professor Francisco Juca da Silva - Consultor técnico; INTEB - Inclusão no Trabalho e na Educação Brasileira; UCB - Universidade Castelo Branco - cursos universitários em diversas áreas; Delegado Júlio da Silva Filho da 53ª Mesquita e seus inspetores; UPP Águia Branca – 2 militares; Soldado da aeronáutica – Bruno Berriel; CIAMPA (Centro de Instrução Almirante Milcíades; Portela Alves) – Marinha do Brasil: Capitão Tenente Giovani, Sub Oficial Neto.
Equipe do Bairro Educador e parceiros que participaram da feira

A atividade teve como objetivo sensibilizar os estudantes sobre as perspectivas profissionais, além da importância de estimular e incentivar a permanência interessada dos estudantes, bem como, a correlação em elevar os anos de escolarização e a relação que existe entre escolarização e profissão (salário).
Diretor prof. Francisco Jorge dos Santos, Diretor da ETE Visconde de Mauá, Prof. Marcos Thompson; Diretor da ETE Oscar Tenório e Marcia Florencio e Bruno Lopes, coordenadores do Projeto Bairro Educador
O evento começou com a execução do hino nacional. Em seguida Diretor da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, Professor Marcos Thompson, falou sobre a expectativa do evento. “Estamos abrindo as portas para que vocês conheçam as possibilidades de uma carreira de nível técnico. Espero que o evento abra um horizonte de informações para que vocês façam a escolha certa. Aproveitem bastante o dia de hoje, afirmou”
Visita ao laboratório de Informática
Os estudantes foram divididos em grupos para que assim pudessem conhecer as instalações técnicas da unidade. Eles visitaram o local dos cursos de informática, mecânica, eletrotécnica, ciências clínicas, entre outros. Para Lucas Breno Simões da Silva, 14 anos, da Escola Municipal Tatiana Chagas Memória, a visita foi muito importante para orientá-lo profissionalmente. “Eu quero ser técnico em eletrônica e visitar os laboratórios me fez conhecer um pouco mais dessa profissão. E acho que depois de hoje eu dei um grande passo para me aproximar do meu sonho”, disse.
Lucas Breno Simões da E.M. Tatiana Chagas Memória
Todos os participantes receberam o Guia de Oportunidades Escolares, material produzido pelo Projeto Pontes Para o Futuro. Este projeto de educação é desenvolvido pela mesma ONG que executa o Bairro Educador, o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).

Estudantes visitam mesa com fuzileiros navais
O Guia de Oportunidades Escolares vem servindo aos estudantes como estratégia de ampliação e divulgação de informações sobre escolas de referência de ensino médio, detalhando os cursos técnicos que oferecem. A ação faz parte do Projeto Jovem CEEI Conhecer, Entender, Escolher e Investir – CEEI - que vem sendo desenvolvida nestas unidades escolares com a finalidade de auxiliar os estudantes na construção de um projeto de vida que objetive a permanência na escola como meio eficiente de obter sucesso pessoal.

Guia de Oportunidades Escolares
O Bairro Educador agradece ao Cetep Marechal Hermes por ter aberto as portas e permitido que o projeto realizasse uma de suas ações estratégicas que é promover a integração entre unidades escolares de diferentes bairros educadores. 

Por  Thiago Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário