A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 7 de junho de 2013

"Fora Dengue!"


Aconteceu na Escola Municipal Zilda Nunes da Costa, BE Pavuna, a culminância da Trilha Educativa “Conscientização da Dengue” que envolveu os alunos do 2º e 3º ano da unidade escolar e contou com a participação e a parceria da Técnica de Saúde na Escola, Isabella Gonçalves, no dia 07 de junho.


Durante o primeiro semestre de 2013 foram realizadas tarefas como elaboração de cartazes, produção de textos, desenhos e paródias. Foi passado também um filme relacionado s dengue, com o intuito de ampliar o conhecimento dos alunos sobre o tema, correlacionando todo o conteúdo aplicado às habilidades e competências descritas nas Orientações Curriculares da Secretaria Municipal de Educação, tais como: compreender que o estado de saúde depende de hábitos saudáveis (alimentação, prática de atividades físicas, higiene pessoal e ambiental etc.); Identificar os alimentos como fonte de energia para o crescimento do corpo e sua manutenção saudável e realizar registro gráfico de suas vivências no cotidiano das atividades - desenho de observação, de imaginação, de memória.


Para que os estudantes pudessem se sentir valorizados com o trabalho realizado, seus responsáveis foram convidados para assistir as apresentações. As turmas do 2º ano fizeram as paródias “Mosquito...se eu te pego!” e “Era uma casa”, e as turmas do 3º ano apresentaram uma poesia rimada e duas danças “Dança do Combate a Dengue” e a “Filhote do Filhote”.


Percebemos que ao final o objetivo foi alcançado e os alunos se apropriaram do conteúdo trabalhado e multiplicaram essa informação. Destaca-se também a importante participação do grupo de responsáveis (18 ao total) que puderam prestigiar seus filhos, ao mesmo tempo em que aprenderam com eles.


A parceria do Projeto Bairro Educador com a Técnica de Saúde na Escola, Isabela Gonçalves, a interação da Coordenadora Pedagógica Aline Faria e dos Professores Carla, Fernanda, Beth e Julio fizeram toda a diferença para a realização da trilha educativa.
Por Déborah Sobrino

Nenhum comentário:

Postar um comentário