A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 8 de junho de 2013

“Meus outros EUs”


A turma 1302 da Casa da Criança Cruzada São Sebastião no dia 04 de junho  participou da atividade educativa “Meus outros eus” com a pesquisadora de cultura afro Roberta Eugênio.  O objetivo do encontro era ampliar a forma de olhar para o outro e para si mesmo, através de dinâmicas e contação de história que estimularam a percepção sobre nossa diversidade cultural e racial.

 
Após um primeiro momento de apresentação da gestora de projetos Daiane Ramos e da pesquisadora e parceira Roberta Eugênio os alunos foram estimulados a falarem um pouco sobre si e sua origem. Em seguida houve contação de história “Menina bonita do laço de fita” que explora o tema diversidade racial com o auxílio de uma boneca negra gigante, o que alegrou todos os alunos meninos e meninas. Roberta Eugênio trouxe também uma reflexão sobre nossa origem diversificada, colocando que somos diferentes e ainda não somos igualmente tratados pelo social. Evitando diluir o discurso no mito da democracia racial ela ainda expôs nossa construção eurocentrada e discriminante, o que invisibilizou parcela da população como os negros, os indígenas e os nordestinos, por exemplo. Com mapas e imagens diversas sobre nossa amplidão cultural brasileira ela estimulou de maneira didática os alunos a refletirem sobre sua própria percepção sobre o tema.

 
 
Para trabalhar a proposta pedagógica de forma lúdica, os alunos foram instigados através de uma dinâmica de construção de um rosto brasileiro de forma coletiva. Na brincadeira, vários pedaços de rostos (bocas, narizes e olhos) foram dispostos no chão. Em grupos os alunos montaram faces de pessoas com as diferentes partes. O objetivo dessa atividade foi motivá-los a observar nossa diversidade de cores e formas faciais.

 
Por Daiane Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário