A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 7 de junho de 2013

O CIEP Thomas Jefferson faz parte da “Cidade Encantos Mil”


No dia 28 de maio, alunos da turma 1501 do CIEP Thomas Jefferson realizaram atividades sobre o tema PAZ, que integra a Trilha Educativa “Cidade Encantos Mil”. A Professora Alessandra Costa buscou, através da história da escola, da comunidade na qual ela está inserida e da cidade do Rio de Janeiro, mostrar as transformações a fim de que os alunos refletissem em busca da paz.

            A atividade foi motivada pelo questionamento: O que é a paz para vocês?
 

             Divididos em grupos e munidos de algumas perguntas “O que é a paz? Como consegui-la nos diversos locais e como podemos contribuir para que haja um mundo de paz?”. Em seguida os alunos realizaram produção textual e registraram com ajuda da professora algumas falas sobre o que haviam discutido e anotado.

            “Temos que ter respeito com nossos vizinhos que são mais velhos.”

            “Respeito, amor e educação. Valorizar nossa cidade sem jogar lixo no chão para não encher rios e bueiros.”

“Na nossa escola temos que respeitar a professora e os outros funcionários, ser justos e ajudar a Comlurb” (Rayhan, Vanessa Carvalho, Clarisse, Jonatan, Ellenicie, Camille, Cleberson).

            “Paz é esperança, felicidade, amor, bondade e fé.”

            “Na nossa escola temos que ter harmonia e generosidade” (Ana Carolina, Luciana, Larissa, Crislane, Eshley, Samuel, André e Déborah).

            “Podemos conseguir a paz evitando brigas e respeitando o próximo.”

            “Não podemos xingar, brigar, beber e fumar no nosso bairro e na nossa cidade” (Lohan, Estefani, Marcelo, Bruno).

             A atividade foi gravada mediante apoio da docente da turma que observou que algumas crianças ficaram envergonhadas em falar para a câmera, mas outras demonstraram bastante desenvoltura e intimidade com o instrumento.
 

            “A resposta desta atividade foi positiva, pois os alunos trabalharam o respeito às opiniões diferentes, para poderem anotar as respostas, trouxeram seus conhecimentos sobre o assunto que puderam dividir com a turma e, por último, refletiram que eles, apesar da idade, são instrumentos ativos e podem sim caminhar e trazer a paz nas suas casas, no CIEP e na nossa cidade”, relatou a Prof.ª Alessandra.

 

Escrito por: Carmen Rosane, Gestora de Projetos do Bairro Educador, e Alessandra Soares da Costa, Professora da Turma 1501, responsável pelo desenvolvimento e execução da Trilha Educativa “Cidades Encantos Mil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário