A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Viajando pela história do Rio


No dia 06 de junho de 2013, os alunos do Ginásio Experimental Carioca Escultor Leão Velloso visitaram, com o auxílio do Bairro Educador, o Museu de Arte do Rio (MAR) localizado na Praça Mauá, Centro do Rio de Janeiro.

A visita ao Museu começou com a ida ao terraço do prédio, onde os alunos foram contemplados com vista para Baía de Guanabara e de parte do Centro do Rio de Janeiro; descendo um andar, ficaram curiosos com as maquetes que retratam as transformações ocorridas na região da Praça Mauá, ao longo da história.
Ao entrarem na exposição propriamente dita, os alunos puderam observar a riqueza das obras que ali estavam. Eles fizeram perguntas aos funcionários, que responderam a todas as dúvidas que surgiram, explicando a importância de tais obras.


A riqueza do acervo do Museu contribui para que os alunos conheçam mais da história de cidade. Um exemplo é um mapa de 1974 que mostra as zonas de conflito existentes no Rio. Os alunos verificaram como ocorreram diversas transformações na geografia dessas regiões. Costa Barros, por exemplo, que nos dias atuais é marcada por diversas notícias relacionadas aos conflitos armados, sequer era citada na ocasião.


Outra exposição que também chamou a atenção dos estudantes foi uma representação do Morrinho, uma maquete de pequena escala originalmente construída dentro da favela Pereira da Silva, na zona sul da cidade.  A maquete é feita de tijolos e outros materiais reciclados. Tudo começou como uma simples brincadeira de criança em 1997 por jovens do local que queriam escapar da realidade de violência que impregnava suas vidas e de sua comunidade. Dentro deste pequeno mundo urbano do Morrinho, eles brincavam de atuar com vários bonecos de blocos LEGO que moram na maquete, revivendo a vida diária das favelas do Rio de Janeiro.


Eventos como este ressaltam a importância de se criar e ampliar oportunidades para que os estudantes também possam aprender fora de sala de aula, vivenciar e estabelecer um diálogo com o que estudam nos livros. Enfim, atividades como estas deveriam estar mais presentes no cotidiano escolar. Agradecemos ao Bairro Educador e a Gestora de Projetos Déborah Sobrino por ter possibilitado levar os alunos nesta visita.

Por Victor Ventura
Professor de educação Física do Ginásio Experimental Carioca Escultor Leão Velloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário