A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


domingo, 30 de junho de 2013

Vila do João visita o Corcovado


Estudantes da Escola Municipal Professor Josué de Castro, integrante do Bairro Educador Maré, visitaram o morro do Corcovado no dia 21 de junho de 2013.
A visita ao corcovado faz parte do roteiro de pontos turísticos oferecidos pelo Programa “Passaporte Carioca” e está vinculado ao PCG – Programa de Comprometimento de Gratuidade que viabiliza às famílias de baixa renda e estudantes da rede pública, acesso a estes bens culturais. Estas ações são de grande importância como instrumento de ampliação do potencial de apropriação da cidade pelas escolas.



O corcovado é um dos pontos turísticos mais desejados pelas escolas por ter uma forte identificação com a cidade do Rio de Janeiro. No entanto, apesar de oferecer gratuidade para os estudantes da rede pública através de um processo seletivo especifico, não consegue atender a todas as unidades da rede pública municipal que solicitam o benefício. Por esta razão o apoio do setor de turismo do SESC Rio Unidade Ramos foi fundamental para que esta escola possibilitasse aos seus estudantes o conhecimento deste espaço.
Todos os estudantes relataram que nunca haviam ido aquele espaço cultural e por tanto esta atividade de apropriação objetiva para além do pedagógico possibilitar a cidadania e viabilizar assim  a ampliação do universo de conhecimentos e valores dos estudantes.
Do alto, os estudantes localizaram diversos pontos da cidade como o Jardim Botânico, o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Maracanã, a Ponte Rio-Niterói e apesar da falta de visibilidade, conseguiram sinalizar em que direção ficava a comunidade da Maré.

O Bairro Educador agradece a todos pelo apoio a realização da atividade, especialmente ao setor de turismo do SESC Rio Unidade Ramos e mais ações estão sendo programadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário