A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 5 de julho de 2013

Copa das Letras busca enriquecer vocabulário de estudantes

    ‘Oposição’ foi a última palavra, que o estudante Gustavo Dantas, de 10 anos, da Escola Municipal IV Centenário, localizada no Complexo da Maré, soletrou, vencendo a final da ‘Copa das Letras’, na terça feira, 02 de julho, na Arena Carioca Dicró, na Penha, Rio de Janeiro. O projeto “Copa das Letras é um jogo de perguntas e soletração com base nos conteúdos do 1º semestre das disciplinas de Português, Matemática e Ciências. A proposta é estimular os estudantes a uma escrita correta, auxiliando a aprendizagem dos conteúdos destas disciplinas de forma lúdica e dinâmica.


    Sucesso na televisão, o Soletrando, bloco do programa ‘Caldeirão do Huck’, da Rede Globo, por meio do projeto Copa das Letras, ganhou destaque nas salas de aula e corredores das oito escolas que integram os Bairros Educadores, Maré e Manguinhos, pois, de acordo com algumas professoras, a todo momento eles treinavam em grupo, durante os intervalos como soletrar as novas palavras aprendidas durante as aulas.


    Segundo a professora da Escola Municipal IV Centenário, Monique Manso, com o projeto Copa das Letras, 90% dos estudantes  que não tinham o costume de pesquisar o significado e a forma escrita das palavras mudaram seus hábitos e passaram a utilizar mais os dicionários como ferramenta fundamental na rotina escolar.

    “Hoje é muito difícil estimular um aluno a pesquisar, ainda mais no dicionário. Mas o projeto Copa das Letras nos auxiliou bastante com relação a isso. Este tipo de iniciativa é importante porque os alunos melhoram o vocabulário, aumentando o interesse pelos estudos. O BE trouxe materiais com conteúdos pedagógicos muito bons”, concluiu Monique.

     Os professores, com o auxílio do Bairro Educador, se dedicaram ao projeto “Copa das Letras” durante dois meses, trabalhando conteúdos de matemática, português e ciências dados no  primeiro semestre do ano letivo.


    “Neste jogo todos os alunos sairão campeões, pois o maior objetivo do projeto Copa das Letras é valorizar o saber”, disse a diretora do CIEP Ministro Gustavo Capanema, Carmem Lúcia Ferreira, ao parabenizar os 38 estudantes finalistas do torneio.

    O coral composto pelos estudantes da Escola Municipal Professor Paulo Freire fez uma apresentação, homenageando o centenário de Vinícius de Moraes cantando alguns clássicos da coletânia infantil “A Arca de Noé” , do poeta e compositor brasileiro.



    Exibindo a nova bicicleta, recebida como prêmio da disputa, Gustavo Dantas ressaltou que para chegar ao 1º lugar foi preciso dedicar algumas horas dos fins de semana para se preparar e saber soletrar corretamente cada palavra. “Aprendi novas palavras e a separar as sílabas. Agora sei em quais palavras usar ss, s e ç. Minha família também me apoiou muito, pois eu passava os finais de semana estudando e agora eles irão se orgulhar mais ainda de mim”, disse.

Gustavo Dantas exibindo o prêmio ao lado da parceira do BE, Bia Novaes

   A empresa Abramundo, responsável pelo Projeto Cientistas do Amanhã e parceira do Bairro Educador, doou uma filmadora especial que pode ser usada em sala de aula, acoplando-se a diversas mídas. Os demais prêmios – medalhas, Soletrando Cards, Soletrando em Tabuleiro, kit do Pequeno Príncipe e bicicleta – foram doados por empresários que preferem se manter anônimos. A LAMSA contribuiu com o evento doando as camisetas do coral, que foram customizadas pela professor Simone.


      O Bairro educador agradece a estes parceiros, bem como à Arena Carioca Dicrò, que cedeu espaço, iluminação e equipamentos de som para a realização do evento.

    As oito unidades escolares que participaram do projeto Copa das Letras e estiveram presentes na final foram: CIEP Elis Regina, CIEP Hélio Smidt, CIEP Ministro Gustavo Capanema, E.M. Escritor Bartolomeu Campos de Queirós, E.M. IV Centenário, E.M. Nova Holanda, E.M. Professor Paulo Freire e E.M. Professora Maria de Cerqueira e Silva.


Por Ana Paula Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário