A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 1 de julho de 2013

Um Rio de histórias


Encerrando as atividades do mês na Escola Municipal Professor Escragnolle Dória, os alunos do 5º ano das professoras Vera Santos e Janaína Chaves visitaram no dia 27 de junho o Museu de Arte do Rio, uma articulação promovida pelo Gestor de Projetos do Bairro Educador, Amarildo Silva que atua no núcleo de Costa Barros. A visita procurou conciliar o conteúdo programático do currículo do município com as exposições da nova e renomada instituição histórica, artística e patrimonial da cidade do Rio de Janeiro.
 

Dividida em duas etapas, sendo a primeira voltada para o conhecimento da estrutura do prédio e das transformações urbanísticas pelas quais o Rio de Janeiro está passando, os educandos foram estimulados pela mediadora Gabriela, graduando da Escola de Belas Artes da UFRJ, a estarem contextualizando as transformações na cidade com as transformações no próprio bairro e como entendiam essas mudanças sendo elas positivas ou negativas. Do ultimo andar do prédio os educandos tiveram a possibilidade de avaliar o impacto das mudanças no transito da cidade bem como das modificações no porto.

                                                    


No segundo momento os educandos conheceram obras de artistas que tiveram como foco a cidade do Rio de Janeiro. Com acervo bem amplo, a monitora apresentou as obras do século XVI ao XXI, utilizando para esse fim o conhecimento sobre a arte moderna e contemporânea e contextualizando com os locais atuais e a sua importância para identificação do povo carioca. O ponto auge da visita foi a exposição do Projeto Morrinho, onde a imaginação foi despertada pela representação da realidade das favelas cariocas com as suas particularidades.



Concluímos que aos educandos essas oportunidades proporcionam um sentido amplo de apropriação da cidade, o envolvimento pleno dos estudantes proporcionando a professores, monitores e a sociedade a sua percepção do mundo da realidade. Um passo importantíssimo para construírem o sentido completo de cidadania e requererem seus direitos com base nos deveres cumpridos.


Por Amarildo Silva

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